quarta-feira, 21 de abril de 2010

1º Coletivo de Formação de 2010 - Regional Norte


A coordenação da Pastoral dos Migrantes esteve reunida em 18 de Abril de 2010 para a realização do I Coletivo de Formação anual, com o objetivo de capacitar lideranças em preparação da Semana do Migrante que acontecerá dos dias 13 a 20 de Junho do corrente ano. Marcos Gross, coordenador da Pastoral dos Migrantes - Paróquia São Sebastião, acolheu os presentes e apresentou a pauta do dia. Em seguida, Ir. Edilene, missionária scalabriniana, conduziu o momento de mística a partir do Evangelho em que Jesus se aproxima dos discípulos e diz: “Moços, tendes alguma coisa para comer?” (Jo, 21,1-19).
Renata Nóbrega - Pesquisadora do Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia e colaboradora da Pastoral dos Migrantes/Ji-Paraná apresentou um relato sobre a organização da Pastoral dos Migrantes Nacional e na Diocese de Ji-Paraná, bem como, os eixos prioritários das ações da Pastoral dos Migrantes em Jí-Paraná:
Urbanização;
Migrantes internacionais: os que estão no exterior, às famílias que têm parentes no exterior e os que já retornaram;
Temporários (trabalhadores da cana-de-açúcar, construção civil);
Campanha de Erradicação do Trabalho Escravo.
Ir. Ana Paula Rocha-missionária Scalabriniana e coordenadora da Pastoral dos Migrantes do Regional Norte conduziu a temática da Semana do Migrante: “Por uma economia a serviço da vida”. A proposta do estudo foi uma construção coletiva do Texto Base da Semana do Migrante/2010 a partir dos seguintes textos: Economia, Migração e Vida (Pe.Alfredo Gonçalves) e Migrante: mercadoria e sujeito?(Ivo Poletto). A partir da leitura dos textos, os grupos apresentaram a idéia: principal, provocativa e propositiva.
Ir. Lucilene Carolina de França, missionária scalabriniana também responsável pela pastoral dos migrantes em Ji-Paraná e Marcos Gross encaminharam as propostas das atividades a serem desenvolvidas na Semana do Migrante:Audiência Pública,Celebração do Migrante nas Paróquias que compõe o regional da Diocese de ji-Paraná e Noite Cultural, formando as equipes que animarão as equipes.
Para o mês de abril e maio segue as responsabilidades da Equipe:





29 de Abril-Audiência Pública sobre trabalho escravo- 14:00 Horas- Câmara Municipal;
1 de Maio- Reunião Grito dos Excluídos, Assembléia popular- 9 horas-Centro de Formação Pe. Romano.
23 de Maio – Coletivo de Formação Paróquia N.Sra. de Fátima-Ji-Paraná.


Ji-Paraná, 19 de Abril de 2010.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, contribua com sua opinião. Agradecemos.