Enquanto o Congresso americano debatia a reforma do sistema de saúde, milhares de manifestantes se reuniam em Washington para cobrar a realização de uma outra reforma, a das leis sobre imigração.
Estimativas indicam que existam atualmente nos EUA cerca de 10,8 milhões de imigrantes ilegais. A reforma teria como principal meta legalizar essa expressiva parcela da população, composta em sua maioria de cidadãos originários de países latino-americanos.
Na semana passada, o presidente Barack Obama manifestou seu apoio a um projeto de lei para o tema, apresentado pelos senadores Lindsey Graham (republicano) e Charles Schumer (democrata). A reforma migratória é uma promessa de campanha que Obama garantiu caso obtivesse a maioria dos votos latinos.
Ontem, telões instalados no National Mall, palco da manifestação, exibiram mensagem de Obama reiterando seu compromisso com o tema. "Sempre prometi ser aliado de vocês nos esforços para consertar nosso sistema falho de imigração, e esse é um compromisso que reitero hoje. Ninguém conhece o preço da inação melhor do que vocês", afirmou ele.
Na mensagem, o presidente afirmou que a migração ilegal divide famílias, faz empregadores driblarem o sistema e obriga policiais a lutar para manter as comunidades seguras.
Os organizadores da marcha calcularam em até 175 mil o número de presentes.
Fonte: Uol.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá, contribua com sua opinião. Agradecemos.