sexta-feira, 19 de março de 2010

'Povos em movimento pela cidadania universal’ será lema do IV FSMM

Movimentos e organizações sociais de várias partes do mundo estão empenhados na construção do IV Fórum Social Mundial das Migrações. O evento, que acontecerá de 9 a 12 de outubro, na cidade de Quito, capital do Equador, terá como lema "Povos em movimento pela cidadania universal". As discussões enfocarão temas como crise do capitalismo; direitos humanos, trabalhistas e políticos dos migrantes.

Após detectar diversos desafios relacionados ao tema migração em âmbito mundial, os Comitês, que fazem a organização do evento, chegaram a quatro eixos temáticos: Crises globais e fluxos migratórios; Direitos humanos e Migração; Diversidades, convivência e transformações sócio-culturais; Novas formas de escravidão, servidão e exploração humana. "Gênero, Etnicidade, Religiosidade, Interculturalidade, Geracional" são os eixos transversais.

Os quatro eixos deverão dar suporte e ser o pontapé inicial para debates sobre a crise do paradigma capitalista; processos de integração dos povos; marcos normativos nacionais e internacionais; acesso aos direitos; retorno dos imigrantes, transnacionalidade; informação e comunicação; migração e grupos étnicos; tráfico e aliciamento de seres humanos; exploração das capacidades profissionais das sociedades de origem da migração, trabalho escravo, entre outros.

A questão de gênero e migração também terá espaço nos debates do Fórum, pois as mulheres representam hoje grande parte da massa que migra em busca de melhores condições de vida e trabalho. Segundo informações da Secretaria do Grito Continental e do Conselho Internacional do Fórum Social Mundial das Migrações, a América Latina abriga cerca de 30 milhões de migrantes. Em alguns países, a população é constituída por 20% de migrantes, das quais 50% são mulheres.

Outro fenômeno que é recorrente, sobretudo no Brasil, e será abordado durante o Fórum é a questão das migrações temporárias. Por falta de oportunidades no país de origem, milhares de trabalhadores abandonam suas casas durante meses para atuar no corte da cana-de-açúcar, do eucalipto ou do algodão. Nos dias de hoje, o fenômeno figura de nova maneira e os trabalhadores já passam a sair de seu país para realizar serviços temporários.

O primeiro FSMM aconteceu em Porto Alegre, Brasil (2005). Na ocasião, o evento tratou das causas da migração e da ordem mundial que suscita desordem. O segundo (2006), teve espaço em Rivas, Madrid, e abordou como principais temas a cidadania universal e os direitos humanos. Em 2008, o Fórum tornou a acontecer em Rivas e abordou o endurecimento das políticas migratórios em todo o mundo.

Neste ano, as discussões sobre os deslocamentos dos povos, a crise mundial e a crise do capitalismo que gera transtornos sociais, financeiros, culturais, políticos e ambientais pretende contribuir com o Equador no que diz respeito à concretização dos avanços constitucionais e legislativos na questão da migração.

Mais informações sobre FSMM em http://www.fsmm2010.ec/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, contribua com sua opinião. Agradecemos.