terça-feira, 22 de dezembro de 2009

IMIGRANTES SE ENCONTRAM E CELEBRA



O SPM em Manaus acompanha os imigrantes desde sua entrada ao país com a orientação social, econômica e de integração à nova sociedade de destino. São inúmeros os imigrantes que residem na cidade, mas ainda sentimos dificuldades de reuni-los, pois vivem dispersos em quase todos os bairros da grande cidade, que tem uma população beirando os dois (2) milhões de habitantes.
Neste ano de 2009 foi intensificado o esforço de reuni-los. Neste sentido a fé se tornou um instrumento muito eficaz. Na carona da celebração da missa, no pós-missa, acontecem os encontros, as longas conversas animadas, a partilha da vida com suas múltiplas situações de alegria, de dor, de desemprego, de aluguel; acontece a memória do país e local de origem; acontecem os almoços comunitários; emerge a parte cultural com seus cantos típicos e festas nacionais e patronais.
Para tanto no primeiro semestre deste ano nos reunimos todos os domingos. A partir de agosto os encontros passaram a ser quinzenais, também para que houvesse espaço para outras atividades tanto para eles como para a equipe da pastoral.

A preparação de Natal constituiu-se num momento muito lindo. Aconteceram oito encontros em lugares diferentes da cidade, nas casas das famílias, fazendo a novena à moda do Peru e da Colômbia (villancicos). No domingo antes de Natal foi feito o último encontro todos juntos na igreja São Geraldo que foi muito bom.
A celebração do Natal será no domingo dia 27 de dezembro. Ainda não aconteceu, mas promete ser mais um momento positivo.No dia 25, dia de Natal acontecerá também a primeira tentativa de reunir os imigrantes de uma cidade não muito distantes de Manaus: Manacapuru.

Manaus, 21 de dez. 2009.
Ir.Rosa Maria Zanchin,mscs e PE. Gelmino Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, contribua com sua opinião. Agradecemos.