domingo, 6 de dezembro de 2009

O Que é o Dia Mundial do Imigrante?

No ano de 1997, imigrantes filipinos e outras organizações sobre imigração da Ásia começaram a festejar e promover o 18 de dezembro como o Dia Internacional da Solidariedade para com os imigrantes. O dia foi escolhido por que em 18 de dezembro de 1990 as Nações Unidas adotaram a Convenção Internacional sobre a Proteção dos Direitos de todos os Trabalhadores Migrantes e dos Membros de suas Famílias. Atualmente, no Mercosul, o Brasil é o único país que ainda não ratificou tal Convenção.
A data significa, antes de tudo, para os imigrantes e suas famílias, uma oportunidade para reconhecer a contribuição de mais de 192 milhões de imigrantes no bem-estar e na economia, tanto dos países de residência, quanto de seus próprios, e para promover o respeito aos direitos humanos fundamentais e à cidadania universal.
Histórico
Em junho de 2006 em Madrid, na Espanha organizações da sociedade civil e associações de imigrantes levaram a cabo o II Foro Social Mundial de Migração, com a presença de mais de 2 mil pessoas de mais 81 paises de todos os continentes. Na ocasião estabeleceu-se um compromisso entre as organizações presentes de celebrar mundialmente o Dia Mundial do Imigrante. No Brasil, em 17 de dezembro de 2006, na Praça Kantuta, na Cidade de São Paulo, com a presença de mais de 2.500 pessoas realizou-se o "I Ato Cívico e Cultural em Comemoração ao Dia Mundial do Imigrante". Já o "II Ato Cívico e Cultural foi realizado no dia 16 de dezembro de 2007 na Praça da Sé, marco zero de São Paulo, Capital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, contribua com sua opinião. Agradecemos.